sexta-feira, 31 de maio de 2024

Organize Suas Finanças e Economize Dinheiro: Um Guia Prático de Planejamento Financeiro

 

A Importância de Gerenciar Seu Dinheiro

Se você não dedicar pelo menos 1% do seu tempo para entender como lidar com seu dinheiro, esqueça. Você nunca sairá das dívidas, nunca ficará rico e nunca alcançará a liberdade financeira. Muitas pessoas negligenciam isso e deixam para depois.

Veja o número de pessoas endividadas: 70% das famílias brasileiras têm dívidas, e no Brasil, as taxas de juros são extremamente altas.

Para você ter uma ideia, uma dívida de 10.000 reais a 12% ao mês (a taxa média do crédito rotativo do cartão de crédito) se transforma em 9 milhões de reais em 60 meses. Isso é um risco de ruína. Você nem começou a investir ou aprender sobre finanças e já tem uma dívida que destruirá seu patrimônio no futuro.

E é aí que entendemos o quanto o preço da ignorância custa caro.

Três Mentalidades de Gestão Financeira

Existem três formas de gerenciar recursos:

  1. Mentalidade Financeiramente Pobre

    • A pessoa pega seu salário, que é sua única fonte de renda, e usa para pagar despesas básicas como comida e contas. Qualquer sobra é gasta em mais despesas. É um ciclo constante de gastar para sobreviver.
  2. Mentalidade de Classe Média

    • A pessoa de classe média ganha um pouco mais e tem mais opções. Ela usa seu salário para pagar despesas e criar passivos, como carros e casas, que tiram dinheiro do seu bolso. Com o tempo, isso gera mais despesas e impede o crescimento financeiro.
  3. Mentalidade dos Ricos

    • Os ricos usam seu salário para investir em ativos, como ações, fundos imobiliários e títulos de renda fixa, que colocam dinheiro no seu bolso. Com o tempo, os dividendos desses investimentos aumentam sua renda, permitindo que eles paguem suas despesas sem tocar no salário.

Orçando Seu Dinheiro

Divida seu orçamento em três partes:

  • 50% para despesas essenciais (moradia, alimentação, contas básicas).
  • 30% para despesas não essenciais (hobbies, lazer, presentes).
  • 20% para estudo, reserva de emergência e investimentos.

Alocando Seus Gastos

Cinquenta por cento das suas despesas são para sobrevivência. Basicamente, é sua moradia, aluguel, luz, comida, é para você sobreviver. O que chamaríamos de despesas essenciais. Despesas essenciais são o que você precisa para sobreviver com certa qualidade.

Trinta por cento dos seus gastos devem ir para despesas não essenciais, que são gastos opcionais. O que está aqui? Seus hobbies. Então, seus hobbies são o que você gosta de fazer. Eu gosto de ir à academia, gosto, por exemplo, de videogames, de viajar, gosto de comprar jogos. Então eu gosto de ir ao cinema, meus hobbies estão aqui. Com confraternização, gosto de fazer festas, gosto de dar presentes, gosto de comer em restaurantes.

Vinte por cento dos seus gastos devem ir para estudo, reservas de emergência e investimentos. Estudo porque conhecimento é fonte de poder, se você faz algo aqui fora, só consegue fazer algo aqui fora porque primeiro tem conhecimento aqui dentro. Reserva de emergência, você precisa de um pouco de dinheiro a curto prazo caso algo dê errado. Investimento, porque isso é o que vai te multiplicar no futuro.

O Poder de Investir a Longo Prazo

Investir uma única vez R$10.000 com um retorno anual de 12% resulta em R$2,8 milhões em 50 anos. O tempo é um aliado poderoso nos investimentos. Comece hoje, independentemente da sua idade. Reserve parte do seu orçamento para investimentos e colha os frutos no futuro. Cada investimento é uma semente que, com o tempo, dará frutos e novas sementes para plantar novamente. Com consistência, você irá muito longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário